Lomography

Em novembro no ano passado, abriu em São Paulo a primeira galeria/loja da Lomography no Brasil. Para quem não conhece a Lomografia aí vai uma breve explicação:

Lomografia é um fenômeno fotográfico que é produzido por uma câmera automática, de alta sensibilidade, capaz de registrar cor e movimento sem necessidade de flash e sem deformação. O processo consiste no recebimento contínuo de luz que é feito através do sistema de exposição automático, que chega a durar 30 segundos. Outro efeito, dependendo do modelo e da lente, é o olho de peixe, no qual a foto fica com uma moldura circular. O nome é uma referência ao modelo LOMO LC-A, uma câmera compacta da marca LOMO. A LOMO é baseada na Cosina CX-1 e começou a ser produzida a partir de 1980.”

O charme da Lomo é o fato de ela não ser uma câmera digital e sim analógica. Sim, ela usa aqueles filmes e tem uma revelação tradicional, mas talvez esse seja o diferencial que faz com que tantas pessoas “viciem” nela. Os efeitos retro, as fotos espontâneas e a curiosidade de saber como sua foto ficou, são as grandes qualidades das Lomos! Quer ver algumas delas? Clique aqui.

Sábado passado (25/02), fui com a minha amiga Mariana à um workshop na Lomography, sobre a Diana F+, uma das câmeras mais populares entre as Lomos. Começou com uma apresentação do nosso coordenador e de nós mesmos, depois um pouco da história da câmera e seus acessórios (lentes, flashes etc), como usá-la e a parte mais legal, descemos a Rua Augusta em direção a Oscar Freire para poder fotografar. E confesso, estou totalmente apaixonada por ela e será a minha próxima aquisição!

Pra quem mora em São Paulo, fiquem ligados no site da Lomography, sempre rolam esses workshops de diferentes câmeras. Custou R$ 20,00, e inclui um filme, o aluguel da câmera e uma apostila.

Estou super ansiosa para revelar o meu filme, sei que devo ter estragado muitas fotos e etc, mas quero treinar! hehe E agora, algumas fotos da loja:

Gostou? Vai lá:

  • Rua Augusta, 2481 –  Jardins, São Paulo
  • Horário de Funcionamento: Segunda à Sábado (10h – 20h)
19 Respostas para “Lomography

  1. Acho muito legal o que essas máquinas fazem e além do mais, elas são lindas, sempre estilosas! Tenho muita vontade de ter uma, mas são meio caras e é difícil de repor o filme :/

  2. Muito legal o lugar!
    parabens pelo blog
    dê uma olhadinha nos nosso produtos
    e nos adicione no face
    bjus

    http://www.facebook.com/profile.php?id=100003546522832

  3. sou louca por fotos em lomo, mas aqui na roça (ES) é difícil de encontrar uma. além do preço-custo que não é muito acessível…
    de qualquer forma, adorei o post! :3

    http://jemappellepriscilla.wordpress.com/

  4. Adooorei! Quero conheceeer *——-*

    beijooos

  5. Que loja mais linda.É uma pena que só abre coisas legais em SP.rsrsrs.
    Bjos Raquel;

    http://www.lemurros.net

  6. Preciso ir em São Paulo pra visitar essa loja!
    Preciso também comprar minha primeira Lomo. Sou apaixonada!
    Beijo

  7. Achei incrível! Quero visitar pra conhecer!
    Bjs, Thá.

    http://consumisse.blogspot.com

    @thaharaujo

  8. Nunca fui na loja, só comprei pela internet…cada modelo de babar hein?

    Beijos,
    Carol Veronese

    http://retratoseretalhos.com.br

  9. Sou fã das câmeras lomo e tenho uma Diana-mini. Acho uma delícia essa espera na hora de revelar o filme, não saber se as fotos ficaram boas… Um charme isso!


    Camila Faria

  10. Pq eu nao moro ai?????!
    Gente adoro fotografia, amei a novidade ;)
    bjoka
    diadebrilho.com

  11. Ai que legal!
    Quero muito conhecer, adorooo essas fotos! pena q não moro em SP!
    As cameras, vontade de ter um monte, colecionar!
    Beijoss

    http://www.smooch.com.br

  12. Não tem como resistir numa loja dessas né? Lomografia é tudo!
    Btw, adorei seu blog! xx

    http://theneondust.blogspot.com/

  13. Eu acho simplesmente maravilhoso o efeito que uma lomo pode dar a uma foto, e invejo quem tem uma dessas belezurinhas. Mês passado uma amiga da minha agência resolveu presentear o namorado com uma câmera dessas, é mole? Dá pra mim! hahahahaha aloca

    Sensacional, amo!!

    Besos

  14. To namorando uma dourada faz tempo! Acho muito fofa

    Beijos

    http://www.dedodemocasblog.com

  15. Nossa estou loka por umas cameras agora já sei aonde encontrar!!
    Amei o blog uma graça já estou seguindo!

    Bjs
    Kah

  16. Pingback: Consumismo | In-Ray

  17. Obrigada! Também adorei o seu, e esse post então, sou louca pra ir na loja da lomo, é tão linda!

  18. aiiii lomos são meu atual desejo! gostaria de uma câmera simples e analógica p/ levar p/ qualquer lugar e treinar o “fotografar sem apagar”.
    Acho que isso ajuda muito no olhar, pois quando estamos com uma analógica temos todo o cuidado de fazer a foto por não poder apagar (afinal, quem quer gastar 10 poses no filme só tentando achar o ângulo certo?)
    E depois de um tempo, passar a se desprender até disso: fotografar sem olhar no visor e ver no que dá. (:

Deixe um comentário

